24 de jul. de 2012

Preconceito provoca atitude de extrema injustiça... by Van



   Mãe e filho ciganos, ficam presos no estado do Paraná, durante seis anos até o julgamento, quando foram inocentados de uma acusação tão absurda e sem provas que até o promotor público a abandonou por falta de condições de sustentá-la.


   "Na verdade o que existe é um grande preconceito com relação aos ciganos, porque a maioria das pessoas não entende a cultura cigana,"
   "Não é o único caso que a gente já acompanhou em que ciganos foram acusados, até mesmo porque a gente não entende a cultura cigana, eles têm uma cultura completamente diferente da nossa, na maioria dos casos. Eles fazem rituais diferentes e, aí é que acabam sendo confundidos."
Palavras de Solange, Repórter do SBT



"Nós somos família... Sujaram a minha dignidade, da minha família, arriscaram nossas vidas, nós não fomos linchados porque Deus não quis... 
Não fugimos, cada vez que a doutora delegada nos chamava nos apresentávamos por livre e espontânea vontade, a perícia deu toda negativa, porque nos prenderam? Haviam outros suspeitos, porque não os prenderam? Porque tudo nas nossas costas? É racismo isso aí? Eu não aceito.
Palavras de D. Vera, 64 anos, cigana vítima


   "Não vai dar para esquecer isto jamais, nunca! O que nós passamos... Nós fomos guerreiros, conservamos a fé".
Palavras de Pedro Teodoro, 24 anos, cigano vítima.





É preciso sermos justos, condenar os criminosos e proteger os inocentes, sejam eles de que etnia for. A criminalização induzida pelo preconceito étnico é uma das maiores atrocidades que uma sociedade pode cometer contra seus cidadãos.


Não sabemos qual de nós será considerado o diferente de amanhã, os critérios do preconceito são amplos e temerosos, atigem etnia, religiosidade, sexualidade e inúmeras outras condições que em mentes ignorantes tornam-se rótulos e porta aberta para as injustiças. 
Não permitamos, fechemos estas portas!


Van




2 comentários:

  1. Bom dia Van!

    Amiga este vídeo demonstra o que o preconceito faz!

    Esta família ficou 6 anos injustamente presa!
    Algo inaceitável, isto não pode mais se repetir,
    mesmo eles sendo absolvidos eles vão carregar esta dor para sempre!

    Eles devem ser indenizados, mas nada vai pagar o que eles sofreram e estão sofrendo até agora!

    Van querida muito obrigada por compartilhar!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Janete

      Seis anos de prisão sem dever nada à justiça.
      É como você disse, não há indenização que pague
      os seis anos de vida perdidos, a marca irá ficar para sempre com eles
      Fico imaginando a dor que eles sentiram e sentem, pois ser injustiçado dói demais, foram quase linchados, ainda hoje temem, porque mesmo inocentados tem muita gente ignorante e agressiva que pode atacá-los.

      Tudo isso porque são ciganos. Primeiro porque são julgados mal e segundo porque não são respeitados, talvez pensem que errar com ciganos seja mais confortável do que errar com cidadãos não ciganos, pois a favor dos ciganos existe sempre menos vozes a se levantar. É aí que entra nossa parte, todos nós cidadãos brasileiros devemos emprestar nossa voz às minorias que tem a sua voz enfraquecida exatamente por ser minoria, compartilhar este vídeo é unir nossa voz à voz dos que clamam e precisam de justiça, é fazer valer o direito de cidadão a qualquer pessoa que age dentro da lei, é proteger e garantir seus direitos.

      Beijo querida, obrigada por sempre se envolver e unir sua voz a favor do justo.

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o CANTO CIGANO.
Diga-nos o que achou desse post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...