30 de dez. de 2016

PROJETO TSARA DO BEIJA-FLOR 2016

PROJETO TSARA DO BEIJA-FLOR 2016

O Projeto Diversidades, surgiu a partir da proposta de trabalho desenvolvida pelo Projeto Tsara do Beija-Flor há cerca de 9 anos, de atividades de promoção à ética, à tolerância e, consequentemente, à cultura de paz através da compreensão sobre o que é diversidade ambiental e diversidade cultural.

Parte do trabalho cultural realizado às etnias, pensando na participação da mulher, já foi descrito no texto Equidade à Etnia Roma publicado em 22/12/16.

Abaixo mostro imagens de grupos de etnia roma que viajaram para se reunirem e celebrarem juntos, em paz e em harmonia o dia de Santa Sara, outono de 2016, na gruta do Arpoador no Rio de Janeiro, também em confraternização com os irmãos de caminhada de outras etnias, Figura 1 e Figura 2:
Figura 1:

 
Caravana cigana do estado do Rio de Janeiro.



Figura 2: Caravana cigana do estado de Minas Gerais e do estado do Rio de Janeiro.
Depois veio o inverno, e o frio enregelando aqueles que permanecem com o hábito nômade. A União Cigana do Brasil em vários estados promoveu o recolhimento de agasalhos, provimentos e medicamentos quando necessário e despachou aos acampamentos necessitados.

O Projeto Tsara do Beija-Flor também participou e recolheu doações oriundas do estado do Rio de Janeiro (Niterói, Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis, Volta Redonda) e entregou ao diretor e ao presidente da UCB (Figura 3):

Figura 3: Roberto Martins e Mio Vacite.



Crianças não ciganas também doaram brinquedos e ofertaram aos seus amiguinhos de longe. Solidariedade e respeito foram a tônica (Figura 4):





Figura 4: Pais aproveitaram a oportunidade para estimular respeito à diversidade.



Promovendo educação e respeito agora na universidade, foi submetida e aprovada a mesa-redonda Justiça Sócio-Ambiental às Etnias, na Faculdade de Medicina de Petrópolis e Faculdades reunidas Arthur de Sá Earp Neto (FMPFASE – Figura 5), onde sr. Mio Vacite fez uma preleção sobre a história da etnia roma no mundo e no Brasil e refletiu sobre as suas necessidades, conforme mostrado em postagem no grupo Bioética e Biodireito em 23/12/16 e no vídeo postado no grupo Vida Cigana em 21/12/16.

Figura 5: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Mesa-Redonda sobre Justiça Sócio-Ambiental às Etnias (19/10/16).

Houve presença grande e participativa de alunos, professores, convidados e pessoas interessadas no tema, oriundas da comunidade petrolitana e carioca.
Ao final, sr Mio Vacite mostrou-nos o que é o Violino Cigano, encantando a todos ali presentes.
Saímos todos juntos para comemorar o sucesso da empreitada. E, o carro da instituição de ensino que buscou a todos os palestrantes, levou-os para casa em segurança.
Missão cumprida da Tsara do Beija-Flor, para o ano de 2016. Gratidão.

Termino deixando para o leitor a linda reflexão da escritora Gi Stadnicki:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o CANTO CIGANO.
Diga-nos o que achou desse post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...